sábado, 21 de abril de 2012

Você sabe o que é amor?


Ele não é um sentimento


O amor é incondicional, o relacionamento não. “O amor não é a sensação de sentir, mas sim um compromisso com o outro. Hoje em dia as pessoas não sabem o que é o amor de verdade, acham que é, simplesmente, só beijar, fazer carinho e dizer palavras bonitas”, diz o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor (*), bispo Renato Cardoso. Ele explica ainda que quem ama não age pela emoção, mas sim com a razão, pensa racionalmente em cada situação e não faz nada por impulso.
Quando há amor, independentemente do que vá acontecer, precisa haver um planejamento do casal, e não apenas usar o sentimento para decidir algo friamente. Tudo tem que ser muito bem conversado e discutido ponto a ponto até que se chegue a um senso comum. “O amor não é cego, ele tem uma visão inteligente, em que começa a pesquisar se realmente tudo vale a pena e quais as consequências que cada ato”, completa o bispo. Segundo ele, quando amamos uma pessoa de verdade sabemos perdoar e olhar para frente.
Quem sabe o que é o amor não manda e nem exige que o outro faça algo para mudar ou agradar, tem que pedir, expor o seu ponto de vista, sem esperar que o outro faça totalmente o que você quer, mas, ao menos fará o possível para melhorar e te fazer feliz com esta atitude. “No relacionamento você tem que ver qual a sua fé. Quem deposita a fé no amor, continua com a pessoa durante anos sem se cansar”, ensina o bispo.
Nunca desista de nada antes de aprender a resolver a situação. Por mais difícil que seja a circunstância, não deixe para amanhã, nunca durma brigado com seu companheiro e não fale palavras de ofensas apenas por conta do momento de nervosismo. Use a sabedoria para enfrentar os problemas. Quem ama apoia o outro nos objetivos; por mais que não goste, vai dizer palavras de força e vai ver o lado bom do momento.
“Amar não significa fazer demonstrações de carinho, dar presentes sempre, declarar-se a todo instante. Muitas vezes, sem palavras conseguimos expressar o quanto amamos nosso companheiro. A base de um relacionamento, na verdade, se chama confiança. Se a pessoa não está preparada para não faltar com a verdade, não tem como seguir adiante com o relacionamento”, alerta o bispo Renato.
De acordo com a psicóloga Alice Baltazar, amar é querer o bem do outro, apoiar, estar pronto para falar o que a pessoa precisa saber e nem sempre é o mesmo que ela quer ouvir. “É ser verdadeiro com o companheiro e apontar os acertos e defeitos. Não é aceitar tudo, e sim expor o que é melhor para o relacionamento. Saber o que é amor é ver a própria felicidade na vida do outro”, finaliza ela.

(*) O programa Escola do Amor é transmitido diariamente, às 15h, pela IURD TV (www.iurdtv.com), e aos sábados, ao meio-dia, pela Rede Record



Nenhum comentário:

Postar um comentário